quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A história que chocou o Mundo - O Naufrágio de Titanic

Parece que não, mas já passaram 97 anos desde que o famoso Titanic se afundou nas águas geladas do Norte.
Hoje meti um bocadinho das minhas coisas de lado para vos contar a história.
Começando....

O Titanic pesava 46 mil e 328 toneladas. É tanto peso que é difícil imaginar!
Tinha 32 metros de altura (mais ou menos um prédio com 12 andares), 269 metros de comprimento (duas vezes e meia um campo de futebol) e 28 metros de largura (como 10 automóveis em fila).
Foi aplicada a mais avançada tecnologia para que o Titanic pudesse atingir alta velocidade.
As máquinas, accionadas a vapor, eram as maiores construídas até então.
Tinham 28 caldeiras, cada uma com 6 metros de comprimento e 4,8 m de diâmetro.
Essas caldeiras geravam uma pressão imensa e consumiam 728 toneladas de carvão a cada 24 horas. Eram dezenas de homens a trabalhar!
O vapor produzido accionava as turbinas com uma força de 51 mil cavalos e impulsionavam o navio a uma velocidade de 21 nós (cerca de 40 km/h). O que é muito, até para os dias de hoje!
Os camarotes de 2ª classe faziam inveja às instalações de 1ª classe de quase todos os outros navios do mundo e os móveis dos compartimentos da 1ª classe eram verdadeiramente majestosos! A ideia era fazer os ricos sentirem-se em casa!
A coberta principal da primeira classe tinha 152,5 m de largura e a parte dianteira dispunha de 34 camarotes para os mais ricos. Cada camarote tinha: um quarto, uma sala de leitura e uma sala para fumar ou de convívio.
Nos salões de refeição havia lugares para:
- 532 lugares para a 1ª classe
- 394 lugares para a 2ª classe
- 473 lugares para a 3ª classe
A área de refeição ocupava toda a área entre a 1ª e a 3ª chaminé!
À hora das refeições, 325 passageiros da primeira classe (capacidade total: 532 pessoas) encontravam um lugar onde se sentar na sala de jantar muito bem decorada com colunas douradas e objectos de prata finamente fabricados.
Ao terminar a refeição, os passageiros podiam retirar-se para as salas de leitura decoradas com vitrais coloridos e uma data de "rocócós" nas paredes.
O acesso à coberta da 2ª classe era feito através de uma ampla escadaria e os passageiros podiam chegar aos seus camarotes percorrendo corredores revestidos com painéis de madeira de carvalho e paredes almofadadas.
Os camarotes eram espaçosos, com dois beliches com cortinas. A sala de jantar da 2ª classe podia alojar 394 passageiros sentados e, tal como as outras salas de 2ª classe, tinha as paredes cobertas com painéis de madeira.
Os passageiros que gostavam de exercício físico podiam frequentar um ginásio com dos mais modernos equipamentos. O ginásio incluía um aparelho de invenção recente, o "camelo eléctrico" (uma espécie de bicicleta com sela de montar), uma sala de squash e uma bela piscina.
Tinham também salas de banhos turcos, decorados com luxuosos azulejos e capazes de alojar comodamente 20 pessoas.
Os alojamentos de 3ª classe também eram bastante confortáveis. A sala de jantar foi construída em madeira de pinho e as salas tinham as paredes esmaltadas de branco e cadeiras confortáveis.
Alguns sobreviventes contam que a banda do navio só parou de tocar 30 minutos antes do navio se perder no mar!
Triste luxo!
Enquanto metia água pelos porões, chegou a um ponto que o navio se inclinou tanto que se partiu ao meio e afundou por completo. O comandante afundou-se com o navio, agarrado ao leme, tal como contam as histórias dos navios, mantendo uma atitude nobre!
Sabias que só um dos botes mais vazios foi tentar salvar mais pessoas?
Todos os outros ficaram para trás, com medo de serem afundados pelos náufragos que estavam na água! Se não fosse o responsável deste barco, mais pessoas teriam morrido congeladas nas águas frias.
Infelizmente das 13 pessoas que salvaram das águas, só conseguiram sobreviver seis!
Pois é, mas a maior parte das pessoas não morreu afogada. Morreu congelada com o frio da água!
Imagina como estava fria: Mar do Norte e icebergues por perto...
Mete a mão em água com gelo e sente... Era impossível resistir!
No dia 16, um navio alemão informou ter visto um enorme Iceberg cheio de tinta vermelha de um dos lados, como se tivesse batido num navio. O casco do Titanic era vermelho abaixo da linha de água e azul escuro e branco para cima.
Em 1985, o Titanic foi localizado a 4 km de profundidade, tendo-se começado as operações de recuperação 2 anos mais tarde.
Como sabes, foi realizado um filme, de grande êxito, com o nome do navio e sobre a sua história. Os actores principais eram Kate Winslett e Leonardo DiCaprio.
Sabias que filme foi nomeado para 14 Óscares? Tem o recorde!
Ignorando a falta de visibilidade e o perigo das "ilhas geladas", na noite de 14 para 15 de Abril de 1912, o paquete Titanic bateu num iceberg no Mar no Norte, que o levou a partir-se ao meio, afundando-se lentamente.
Sabias que, por ser considerado o navio mais seguro do mundo, não contava com instrumentos básicos, como binóculos e faróis de longo alcance?
Todos os imprevistos da viagem, estavam sob a responsabilidade dos olhos de dois marinheiros que pouco conseguiam ver com a neblina!
Depois do embate no icebergue, o comandante mandou enviar uma mensagem "SOS",
que significa "Save our Souls" (salvem as nossas almas).
Sabias que foi a primeira vez na história que um navio utilizou este novo código?
Foi também a primeira vez que o sistema de comunicações sem fio (inventado por Marconi) foi usado para chamar por socorro!
Sabias que neste desastre morreram mais de 1500 pessoas que faziam a travessia da Inglaterra para os EUA?
Curiosamente, o número de pessoas que morreu é superior ao das pessoas que viajavam a mais no navio.
Porquê?
Por exemplo, as primeiras mortes foram os carteiros que, duvidando que o Titanic afundaria, tentaram salvar as cartas da sala de correio, e acabaram por se afogar!
Por outro lado, além de não haver salva-vidas suficientes, estes não foram cheios com a lotação máxima para que os passageiros em 1ª classe não ficassem desconfortáveis!!!
Podiam levar 65 pessoas e levavam cerca de 20 a 30!
FIM
Para vocês deixo um pequeno video para todos nós recordarmos este trágico acidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário