sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A lenda de Tezcatlipoca negro


Hoje vou-te falar sobre a lenda do Tezcatlipoca Negro, um deus azteca.
É um dos Deuses mais poderosos da mitologia mexicana, que tinha o poder de se transformar no que quisesse e até ficar invisível. A lenda diz que os Ome tiveram quatro filhos: Tezcatlipoca Negro, Tezcatlipoca Vermelho, Quetzalcóatl e Huitzilopochtli. Tezcatlipoca Negro foi nomeado pelo seus pais como o Deus da Noite porque ele era escuro e deram-lhe um disfarce de leopardo simbolizando as suas manchas como um céu cheio de estrelas.
O seu nome significa "espelho enfumaçado", e por isso lhe foi dado o poder de ver tudo aquilo que quisesse, de ter poder sobre todas as coisas. Tezcatlipoca Negro foi sempre relacionado com o medo e a insegurança dos homens perante a morte. Junto com os seus três irmãos, Tezcatlipoca Negro protagoniza a lenda dos quatro sóis. Esta história conta a luta entre os quatro irmãos pela disputa do poder do sol e termina com a criação dos demais deuses e dos primeiros seres humanos.
Estou certa que tu vais adorar este vídeo pois é uma animação espetacular. Nela poderás vê-lo representado como um leopardo em sua luta contra o poder dos três irmãos e a armadilha do eclipse do sol pela ambição do poder.
Vai a http://www.youtube.com/watch?v=L7a8hmoOsx0&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Ewambie%2Ecom%2F&feature=player_embedded#t=195 e vê este maravilhoso video.

Sem comentários:

Enviar um comentário